Procurar
0Item(s)

Nenhum produto no carrinho.

Product was successfully added to your shopping cart.



CONSERVANDO SUAS JÓIAS



Nossas jóias merecem toda a nossa atenção e cuidados. Para que possamos sempre mantê-las com aspecto de novas, devemos nos preocupar com sua manutenção.



Manutenção e Limpeza das Jóias


Se possível guarde suas jóias individualmente, use sacos de veludo, ou as próprias caixas aonde elas vieram. Isso se deve ao fato das pedras preciosas terem uma dureza diferente, assim como os metais, ou seja pedras de mesma dureza podem se riscar entre si, e riscar pedras mais macias. Além do fato que o choque entre elas pode provocar quebras ou fissuras.

A utilização de perfumes, cremes, e até o suor podem tirar o brilho ou vivacidade das jóias, por isso sempre que possível devemos passar um pano macio antes de guardá-las, periodicamente limpá-las, e quando for o caso levá-las ao seu joalheiro para limpeza e manutenção. Observe sempre seus colares e pulseiras, pois devidos aos agentes do tempo, potencializados por cremes, perfumes e suor, seus fios vão se desgastando, sendo necessário reenfiá-los.

Uma limpeza inadequada pode deixar suas jóias sem brilho, ou até estragá-las. Por isso caso deseje realizar a limpeza, o faça num recipiente aonde caso alguma pedra se solte, seja facilmente encontrada. Nunca ferva suas jóias, o excesso de calor pode ocasionar a perda de cor de algumas pedras, assim como dilatar o metal, fazendo com que as pedras se soltem, ou ainda o choque térmico, pode fazer com que algumas pedras rachem ou mesmo se quebrem.

Uma pedra muito bonita, mas famosa por sua fragilidade, é a esmeralda. Por isso recomendamos que sua limpeza seja feita preferencialmente por profissionais. As pérolas, por serem orgânicas devem ter um cuidado especial. Elas são muito macias, e podem facilmente ser riscadas. Os cosméticos, os detergentes e a transpiração também podem ser prejudiciais às pérolas. São também muito sensíveis a temperaturas elevadas, fazendo com que percam o brilho e/ou se deformem. Brilhantes, Safiras e Rubis podem ser limpos em uma solução de água morna, amoníaco e detergente, na proporção de 2 xícaras de chá de água morna, para cada colher de chá de amoníaco e algumas gotas de detergente. Deixe em molho por uns 15 minutos e depois limpe suavemente com uma escova bem macia. Enxágue com água morna, mergulhe por alguns minutos em álcool e seque com papel absorvente. As demais pedras preciosas transparentes podem ser limpas em uma solução de água e amoníaco em partes iguais, durante uns 15 minutos. Enxague e limpe suavemente com uma escova bem macia e seque com papel absorvente. Turquesas, opalas e ágatas, por serem porosas, não devem ter contato com água e óleos. Devem ser limpas apenas com uma flanela ou camurça. Corais podem ser limpos com um pedaço de algodão embebido em terebintina. Peças de ouro ou platina podem ser limpas em uma solução de 1 colher de sopa de amoníaco, 2 copos de água morna e 1 colher de café de detergente. Depois passe uma escova macia e enxágue em água corrente. Pesquizando no mercado em busca da melhor maneira de limpar jóias, descobrimos a Limpeza Iônica. Esta limpeza funciona por eletrólise, ou seja, as jóias são colocadas numa solução especial que não possui odor ou abrasivos, em seguida a máquina é ligada gerando pequenas bolhas na solução que se prendem a sujeira e a oxidação, limpando os metais e as pedras. Todo este processo é feito sem que as peças sofram fricção, calor ou abrasão. Um cuidado especial deve ser tomados com pedras que possuam tratamento com óleos, como as esmeraldas, pois este tratamento pode ser removido juntamente com a sujeira. Outra preocupação que devemos tomar, é com pulseiras e colares, pois como as peças são imersas numa solução, seus fios ao se molharem podem ficar mais frágeis, sendo necessário reenfiá-los.

Estamos tendo ótimos reultados na limpeza de nossas jóias com a limpeza iônica, e gostaríamos de convidá-los a vir conhecer esta nova tecnologia, rápida e eficiênte de limpeza de metais e pedras preciosas.